sábado, 1 de agosto de 2009

ensaios sobre as incoereciâs

Esta seria a primeira vez que escreveria minhas verborragias sem sentiido em territorio alienígena. Em terra estrangeira , em um lar desterritorializado. A pressa e o estado senil das placas de sistema do pc do lobato impediram isso q seria um acontecimento. Um marco. Uma fronteira.

A intenção se frustrou e hj, assim como em todas as outras vezes, eu me sento diante das paredes do meu quarto. neste lugar onde os cheiros são os maiis familiares possiveis e a poeira do ar é feita nada menos do que das escamaçoes de pele do meu próprio corpo.


Ao menos o titulo ficou salvo na mente. O tiulo deste estudo é um dia mais velho do que o enunciado q se segue depois dele. A vida é feita destas desincronias programadas.

Do dia primeiro de agosto deste ano fica gravada na memória o amanhecer de céus azuis que sopram a ventania seca que corta morros e lábios desprovidos de manteiga de cacau. as manhãs de agosto são nostálgicas. os leitos de rio ficam mais cristalinos e a poeria se solta dos solos. o ipê amarelo florece e as pessoas se perguntam quando vai chover como se não soubessem que em agostto, as chuvas tiram férias.
O agosto deste ano me encontrou despertando em um colchão ddobrado que não cabia por inteiro em um cubículo de 4 metros quadrados que vale mais que minha casa inteira. Um dia de álcool e drogas envolvidas de prazeres sexuais se anunciava. O cronograma que impunha um churrasco a se iniciar ao meio dia impunha ação imediata. As 7:00ja estávamos a ligar para os bufets de quinta, encomendAndo cerveja e comprando peperones.
Antes de sair entrei no sistema de matrículas e me deparei com a tão caracteristica incompetência de gerenciamento da universidade q nos impõe uma formatura longíncua e desprazerosa. Por mais que minha indgnação tenha explodido ela se tornou meteórica quando me constataram que no açougue da região não se vendia linguiça , nem asa. E eu me pergunto,, desde quando isso é aceitável? E o fundamental de tudo. PORQ ISSO É ACEITÁVEL?

A facilidade com que isso é aceito me incomoda. nao deveria ser assim. nao pode ser assim. aceitamos , neste país , a quebra da lógica sem prenúncio muito naturalmente. e o pior é que o anti-natural passa a ser a reclamação das inormalidades. O Meu caríssimo Rafael bicalho, que talvez possa ter herdado na sua legenda sanguínia os talentos shakespereanos desta família, me nomeu com o codnome de inconformado. Nunca em minha vida me senti assim desde então. a colocação dele me induziu a pensar sobre min mesmo e percebi q 70% do meu dia eu passo reclamando. Mal dizendo os rumos daquilo q a sociedade faz nas minimas manifestaçoes. Nao consigo ver nada sem reclamar. Aquilo q me incomoda merece ser xingado e por mais q este xingo nao modifique as desgraças, eu me sinto desgraçado se nao externar a volúpia de incômodo q me cutuca de dentro pra fora quando percebo os erros de percurso que nosso mundo trilha a cada segundo. Nunca me encomodei se os outros me vêe assim. Ate porq nossa casa, o prédio em que moramos, nossa rua, a cidade, o mundo, não melhoram com os indiferentes, os contentes , os conformados e os deslumbrados. Devemos nos irritar sempre, faz parte da alegria de viver.

Mas infelizmente nao pensei em escrever este ensaio para ditar essas máximas. escrevi porq enfim, me senti incomodado com o desfecho disso. ja q me senti incomodado resolvi orar. É digerindo o q penso q me curo. E sigo isso na esperaça de que as súplicas sejam aceitas. mesmo q nao sejam lidas se tem a fé de q serão . E assim elas acabam sendo escritas.. se vc é leitor novato{o q eu duvido muito} saiba q orar é o sinonimo de "postar em blog.

Inconformidade é necessário e é galante. ,, é romanesco.
Não enxergo bem aonde está a normalidade de um comércio que se diz açougue vender de tudo menos linguiça e asa. Se lá, isso nao se acha, nao imagino aonde mais deve-se esperar que elas estejam. Mas isso não é o incomodador. O fator maldito está na tolerância. No aceitar fácil desta realidade irreal. pois basta! Um coreano ao saber que não é possivel comprar recheio de ouriço em uma peixaria de pronto responderia que algo de estranho está acontecendo. Quando o sistema de metrôs suburbanos de Estocolmo se atrasa em 5 minutos tem-se a certeza de que alguma tragédia está em curso e logo se cogita sobre a execução dos planos de emergencia.
Mas na terra da jabuticaba as coisas seguem outros rumos. nao seguem nenhum rumo ou rumam sem seguir. A regra de nao se ter regra cria pessoas adaptáveis a aceitação direta do incoerente . Foi justamente a inação que me doeu. Ao ver que oo lobo tocava seu violao conformadamente enquanto eu clamava por um insulto coletivo à nossa logistica de distribuiçao de embutidos e Signatus lançava um olhar de incompreenção infantil diante de min em um momento que mais inspirava revolução do que perplexidade. È com isso q eu percebi o que eu sou. Eu sou o chato.

Cruelmente nosso clima tipico nos matou. Não somos e nem nunca fomos a pátria dos ares tropicais semi úmidos. Nosso clima típico é o da concordancia,
Respirem fundo o ar da aceitação. Ele não te corrompe. apenas mina sua capacidade de inconformidade. O sereno das nossas manhãs não mereceria melhor nome. O nosso alvorecer nos desperta para a serenidade. Esqueça daquelas imagens roliwoodianas de despertar do sol na janela que convida para a construçao de um novo dia. Aqui vivemos em manhaã que nos despertam para mais um dia de serenidade. Para uma calma cômoda e natural que desperta a estranheza frente os contestadores que são, pessoas sem razao, maus vivedores, frustrados sexualmente. Alias foi este o antidodo q criamos para a dinâmica, o movimento e rebeldia: o coito.
Se é reclamador mandamos fazer sexo. Se é fiscalizador é porque não tem quem o coma.
Fui o idiota q por muito tempo acreditou no poder da discordancia e agora vejo q apenas nao me deixei compreender perante os verdadeiros brasileiros, q nao entendem o q é não-concordar.


Quantos devem ter se afastado de min por eu ser chato. incoerente. nao sei. Fui o trilobita q mereceu a extinção por nao saber adaptar ao meio q mudava. Nao se deve ser racional em um lugar onde a logica está na crença de que nao existe logica real. Peço Perdao por nao ter percebido q eu marchava contra a lei natural do ambiente em q estou inserido. A inercia ja dominou esta naçao e eu nao quero ser um galho desconectado da rama. esses galhos so sofrem.

Independente da nossa contestação gerar mudanças ou não eu acho q elas são vaáidas. jaásão o primeiro passo q estimula as mudanças. acho q passo e um exagero..digamos q o ato de se indignar ja é o calçamento da meia, essencial para q se ande os primeiros passos. mas enfim, não vale a pena fazer isso mais. Somos todos brasileiros e condenados a desistencia. tenhho q me adaptar a condiçao de ser cordial.. abrir uma cerveja a cada falta de logica q eu constatar. Batucar, batucar e batucar. Cada crise do senado deve ser respondida com uma batucada e carne assada. Se o açougue nao vender carne devemos ir alegres comprá-las na padaria ou no templo Hindu.

Tentarei..
É claro q já me iniciei na arte da indiferença de forma errada. Ao escrever isso estou deixando de ser conformado, estou murmurando, criticando . eu deveria ser inerte. nao deveria ter postado nada, deveria ter feito um blog sobre futebol, deveria estar lendo um super, deveria estar procurando as fotos da dani Ex bbb 13. Nao deveria estar escrevendo nada. sou um fracaso dentro deste pais de fracasados que nao sabem enxergar fracaso.. Em terra de cegos fracassados quem consegue enxergar o seu proprio fracaso é o pior fracasado.


.
].
.
P.s coloquei hífen em anti material por entender q aqui nao existe para um brasileiro nato seguir normas e anti logico . aqui nao vicejam leis que se apliquem nem ninguem q as cobre. E las existem para que possamos nos enganar . para acreditarmos q somos organizados.




Um comentário:

signatus disse...

Palavras no papel(ou pixel) tem sua beleza e representa bem seu intelecto, porém são pouco pragmáticas, assim como reclamações infindáveis desprovida de direcionamento capaz de realizar alguma mudança. Entre isso, e o vão, sou preferível ao vão. Guardo assim o meu pensar e, talvez o meu agir para momentos o seu exercer terá alguma finalidade prática, e ao meu entender, o mais importante elemento que visa um propósito: resultado. A rebeldia inspirada nos anos 50, 60, 70, ou seja lá o que os conhecedores dos tempos antigos, me parece utópico para a realidade atual, que se tornou, obviamente, outra. Gosto de tuas palavras, mas vejo pouco resultado. Não concordo que és chato, talvez exasperado. Não concordo também que eu tenha proferido olhar de incompreensão, quanto mais, infantil. Acho que corto o caminho com uma leve indiferença às atitudes pouco pragmáticas.